sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Flacidez

Você já deve ter reparado que algumas pessoas, com cerca de 60 anos, estão em excelente forma física e, consequentemente, com sua musculatura em forma. Hoje em dia, isso é cada vez mais comum, porque os indivíduos estão cuidando-se mais e priorizando sua qualidade de vida. Porém, mesmo que eles fiquem torneados, a pele aparece “meio molenga” em relação ao tônus muscular. Isso acontece por causa da flacidez, um fenômeno que ocorre tanto em pele como nos músculos. “Quando ambos estão flácidos, a aparência é pior”, explica a dermatologista Denise Steiner, que tem uma clínica em São Paulo.

O fenômeno é reversível, no entanto, segundo a médica, é mais difícil do que tratar rugas. Por isso, é melhor evitar os indesejáveis sintomas.

A flacidez basicamente consiste na perda de tonicidade. Na pele, está relacionada mais com a derme – a camada intermediária entre epiderme e hipoderme – e evidencia a perda do colágeno, por volta dos 30 anos, ou a produção dele por por um de pior qualidade, a partir dos 50 anos. “Além disso, na menopausa, as mulheres aceleram o processo de a flacidez, perdendo a capacidade de recuperar esta fibra”, revela a dermatologista. O homem também sofre com isso, mas no público feminino, a mudança torna-se mais evidente.

Já o músculo, independentemente da idade da pessoa, responde aos exercícios. Por isso, tem mais capacidade de recuperar-se.

Principais causas
Alguns fatores podem interferem na produção do colágeno:

cigarros
álcool
poluentes
má alimentação
medicamentos com forte efeito colateral
doenças como diabetes e câncer
fatores genéticos
sol em excesso. Especialmente os raios ultravioletas, que, segundo Denise, provocam o aumento de enzimas que destroem esta fibra.
Para reverter a flacidez, o ideal é ter uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos – desde que haja equilíbrio entre o treino aeróbico e a musculação. “Assim, você irriga o corpo e tonifica os músculos”, ressalta Denise. O exagero nas atividades também resulta na flacidez em algumas partes do corpo. Um bom exemplo são os maratonistas que, em geral, apresentam o rosto mais envelhecido devido à oxidação exagerada. “Cremes e tratamentos ajudam, porém, você precisa alimentar-se corretamente e ter uma rotina de esportes”, complementa a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário