quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tratamento Estético

PEELING

O que é?

"Peeling" é um termo da língua inglesa que significa descamar ou descamação. Este termo foi adotado pela Dermatologia para o método terapêutico de esfoliação da pele envelhecida ou doente através de agentes químicos e/ou físicos.

Os 'peelings' são classificados quanto à profundidade em superficial, médio e profundo; cada qual com sua indicação e cuidados inerentes. Os agentes químicos mais freqüentemente usados são o ácido retinóico, ácido salicílico, ácido tricloroacético, solução de Jessner e ácido glicólico. O "peeling" físico é realizado através do lixamento manual ou por meio do aparelho chamado dermoabrasor. O laser também pode ser usado como um "peeling" físico.

Indicações

As principais indicações do "peeling" são a remoção de rugas, cicatrizes e manchas, tratamento do envelhecimento facial e corporal, e de algumas doenças como a queratose actínica e seborréica, xantelasma (manchas amarelas nas pálpebras), etc.

Resultados

O paciente que se submete ao "peeling" terá efeitos colaterais onde a intensidade estará diretamente relacionada com a profundidade da técnica. No "peeling" superficial o paciente freqüentemente cursa com discreta ardência e vermelhidão da pele que dura dois a cinco dias. No "peeling" médio existe a formação de uma crosta enegrecida que se desprende dentro de 3 a sete dias. Discreta ardência local pode ser percebida no primeiro dia. Sensação de pele seca normalmente dura uma semana.

Todo paciente submetido ao "peeling" deve evitar a exposição solar por um período de um a três meses, pois a pele fica mais fina e sensível. O uso de cosméticos e produtos químicos deve ser evitada até a liberação médica.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário