sexta-feira, 5 de março de 2010

Algumas questões de Pele

O procedimento estético sempre deve ter resultados?
Esta é uma grande questão aos pacientes e médicos. Contudo, esta difícil dúvida pode ser respondida com critério.
Em primeiro lugar, o paciente que esteja queixando-se de uma doença terminal ou de problema estético, é um ser humano e, sendo assim, não existem regras - a individualidade é superior às leis matemáticas. Cada paciente reage de maneira diferente a procedimentos similares. Por este motivo, a cicatriz de uma cirurgia, realizada por um mesmo cirurgião, pode ser diferente num mesmo paciente ou em casos distintos. Como também, numa pessoa a toxina botulínica dura quatro meses e noutra 8 ou 12 meses.
Em segundo lugar, a medicina estética deve ser encarada como uma ciência onde o médico, conceituado e gabaritado, propõe um determinado tratamento para uma queixa específica. É impossível, e desaconselhável, que o médico estabeleça previamente o resultado final com exatidão. Contudo, numa estabelecida e adequada relação médico-paciente, o profissional médico deve orientar as indicações, contra-indicações e efeitos colaterais do tratamento a ser instituído, bem como explicitar os possíveis resultados.
Por que eu envelheço?
O envelhecimento é um processo fisiológico (normal) de todo ser vivo. É um mecanismo que se inicia a partir da formação total do organismo; fase onde o corpo humano está maduro. Corresponde ao adulto jovem, com idade entre 20-22 anos. Este envelhecimento é determinado geneticamente. Existem pessoas nas quais este processo se faz precoce ou mais tardiamente. Porém, outros fatores estão envolvidos no envelhecimento, sendo o elemento mais importante o estresse oxidativo (EO). O EO consiste na oxidação dos elementos celulares e teciduais por substâncias chamadas de radicais livres que são produzidas pelo metabolismo normal do organismo. As células morrem e os tecidos começam a não funcionar corretamente.
O EO pode ser potencializado. A alimentação pobre em vegetais, hábito de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas freqüentemente, transtornos emocionais e sedentarismo são algumas causas que potencializam o EO. No que tange o envelhecimento da pele, aos elementos acima descritos, soma-se a exposição solar e a perda do estado nutritivo e hídrico cutâneo.
Hoje, a Dermatologia permite várias formas de tratamento para reduzir o envelhecimento cutâneo, bem como eliminar ou atenuar os sinais estabelecidos da idade. Mas, como se pode perceber, uma visão global do paciente é importante para um melhor resultado.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário