terça-feira, 24 de agosto de 2010

Hormônios: São eles os responsáveis por todas as reações de metabolismo no nosso corpo

Nosso crescimento, nossa resposta a momentos de estresse, nosso metabolismo, o ciclo menstrual das mulheres, a produção de leites nas gestantes... Sabe o que há em comum entre tudo isso? São situações reguladas por hormônios, “substâncias que modulam todo o metabolismo, ou seja, todas as nossas reações”, como resume o endocrinologista Silvio Voscaboinik, que trabalha no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Frequentemente identificados por siglas (TSH, LH, FSH, GH e tantos outros), eles são produzidos em diferentes partes do corpo, mas sobretudo pela hipófise — principal glândula do organismo, localizada no cérebro. É ela que regula 95% dos nossos hormônios e, portanto, boa parte das outras glândulas. Essas substâncias funcionam como uma reação em cadeia. Dá só uma olhada nas principais delas, que compõem a rede metabólica:

Produzidos pela hipófise
TSH: ativa a tireoide que, por sua vez, fabrica o T3 e T4, responsáveis, principalmente, pela memória e pelo metabolismo orgânico.
LH e FSH: fabricam a progesterona e o estrógeno, que controlam o ciclo menstrual, nas mulheres; e a testosterona, responsável pelo aumento de espermatozóides e dos testículos nos homens.
GHRH: produz o GH, hormônio responsável pelo crescimento. Ele age mesmo na fase adulta, só que de uma forma diferente: renova as células do corpo e é responsável pelo ganho de massa muscular.
Prolactina: é o hormônio que produz o leite nas mulheres grávidas, mas também é encontrado em homens. O excesso dessa substância no corpo masculino pode ocasionar impotência sexual, já que aumenta os aspectos femininos.
Produzidos pelo pâncreas
Insulina: absorve a glicose que ingerimos e prepara a quebra das moléculas para melhor absorção das células.
Produzidos pelas glândulas suprarrenais, ou adrenais
Cortisol: está envolvido na resposta ao estresse, à pressão arterial e ao sistema imunológico.
Adrenalina: sabe aquela sensação de taquicardia — batimentos acelerados do coração —, palpitação e suor frio? É causado por este hormônio, como uma forma de defesa do nosso organismo, quando passamos por reações inesperadas.
Para saber se está tudo em ordem, é muito importante fazer consultas regulares, com um clínico geral ou um endocrinologista, em casos mais específicos. “Em geral, revelar o histórico de possíveis doenças na família associada aos check-ups constantes trazem pistas que serão valorizadas e verificadas com exames complementares”, afirma o presidente do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina, João Roberto de Sá. Prevenindo-se, você tem chances de manter seu organismo funcionando com equilíbrio por muito mais tempo.

Um comentário:

  1. Ai, ai, ai hormônios, sempre tive problemas com os meus.Ótimo post explicativo.
    BjoBjo

    ResponderExcluir